Fala, fera. Beleza? O minimalismo pode ser entendido como um conceito fundamentado em escolher apenas o que é essencial e deixar de lado todo o resto – atualmente, o minimalismo vem se estendendo para diversas áreas da sociedade e sendo incorporado de muitas maneiras ( até mesmo sofrendo mutações) e com isso, ganhou ares de certo modismo – se você curte e/ou é adepto desse estilo de vida já sabe do que estou falando. Pensando em oferecer uma visão minimalista também para decoração, hoje vamos passar 3 dicas de como criar uma estética minimalista para a decoração da sua casa. Bora conferir?
Cores neutras e uniformes
Fera, se você é fã de cores e objetos contrastantes, certamente vai precisar repensar caso queira adotar o conceito minimalista para sua casa; isto porque, as cores são muito relevantes na hora de criar uma estética minimalista – ao invés de criar contraste, opte por estabelecer unidade. Cores como branco, cinza e preto (incluindo variações de tonalidades) são sempre lembradas quando falamos nesse conceito: não tema em utilizar estas cores nas paredes de todos os cômodos e também nos objetos que comporão o ambiente.
Obviamente que você não vai precisar perder sua identidade para se adequar a este estilo e com um pouco de dedicação, vai conseguir unir seus itens já existentes (mesmo que coloridos) com a paleta minimalista.
Analise o ambiente disponível e use móveis funcionais
No minimalismo todos os nossos itens precisam ser funcionais e possuir utilidade bem definida, pois se for ao contrário disso, não servirá para estar na sua casa. Por isso, definir o uso de cada móvel que vai estar nos cômodos é uma tarefa muito importante para um minimalista – se você quer adotar esse estilo na sua casa, trate de separar um bom tempo para organizar onde cada objeto vai ficar e qual a usabilidade dele. Nossa dica é optar por móveis que sejam funcionais e versáteis: com isso, se você cansar de um determinado móvel sendo usado num cômodo, você poderá facilmente alocá-lo em outro lugar, mudando o layout do ambiente e também reutilizando um item da sua casa de uma nova maneira.
Tenha poucos objetos em casa
Um das grandes oportunidades no minimalismo é conhecer a relevância de cada item que você tem e extrair dele o máximo de uso possível – numa casa minimalista não existe a possibilidade de ter diversos opções de um mesmo objeto e tampouco acumular itens que não terão um uso definido por você – o importante é repensar como vai ser sua dinâmica em relação aos objetos que você tem e como poderá reduzir seu consumo de modo consciente e intencional, refletindo numa nova perspectiva de vida e que irá contribuir para alterar sua percepção de como proceder para não ser ‘ engolido’ pelo consumismo desenfreado. Repense!
Fera, o minimalismo tem como uma das suas principais características alçar os usuários a uma posição de controle sob os objetos que eles possuem e com isso, não permitir o exagero e desperdício destes.
Como consequência, você promoverá um bem-estar muito significativo e que lhe ajudará a ser uma pessoa mais consciente e que não se permitirá ser manipulada por modismos e tendências efêmeras; como resultado, terá mais tempo para se concentrar no que é essencial e relevante para sua vida, podendo até após realizar esses desapegos, descobrir novas atividades e maneiras de aproveitar seu tempo e dinheiro, preferindo vivenciar experiências do que acumular bens.
E por falar em decoração minimalista, aproveite e conheça 4 inspirações usando o preto na decoração do seu apartamento
Até a próxima!