Fala feras! Beleza? Usar abreviações em uma conversa informal do WhatsApp é algo comum, que se tornou parte da nossa rotina no aplicativo de mensagens. Mas algumas vezes você já passou por alguma situação de a pessoa mandar algo e você nem fazer ideia do que ela está falando?

Hoje vamos desvendar uma das abreviações que pode ser um mistério para alguns no mensageiro mais conhecido de todos.

Você sabe o que é pqp no WhatsApp?

Pqp é uma das abreviações que pode significar o que chamamos de palavrões. Pqp é a abreviação do que chamamos popularmente de “palavrões” e quer dizer Puta que Pariu. Mas o seu real significado sempre vai depender do contexto. Algumas vezes pode ser um bom sentido, algumas vezes nem tanto.

Ele pode expressar um descontentamento por parte da pessoa que está dizendo Puta que Pariu. Por exemplo, ela pode falar “vá para Puta que Pariu” para uma pessoa. E aí quer dizer que ela está completamente com raiva desta pessoa, desejando que o outro vá para um lugar ruim, podemos “traduzir” assim.

Ela pode ser uma expressão de irritabilidade ou frustração de uma situação também, como exemplo: “PQP, não acredito que isso aconteceu comigo”.

Mas por incrível que pareça ela pode ser uma expressão de felicidade e emoção no dicionário informal do brasileiro. Como exemplo, podemos ter a frase: “PQP, não acredito que consegui isso”.

Outro sentido que o PQP pode ser usado é indicando um lugar muito distante ou desconhecido. Neste contexto seria algo assim: “Onde ele mora? Lá na Puta que Pariu (PQP)!”.

Por isso, ao receber um PQP no WhatsApp é importante avaliar o contexto da conversa.

Origem do palavrão Puta Que Pariu!

A origem do palavrão PQP vem exatamente como diz a frase “Vai para puta que pariu!” ou “Volta para que te pariu”, que quer dizer para o indivíduo retornar ao útero de sua mãe, que no caso seria uma prostituta ou vulgarmente falando, puta.

Você sabe a origem da palavra Puta?

A palavra puta, que na verdade é putta com dois “t” tem origem no latim. E quer dizer menina. Existe também a palavra no masculino, apesar de pouca conhecida, sendo putto. Até hoje, em Portugal, se for até lá pode ouvir dizer putinhos, que não é uma palavra vulgar ou depreciativa por lá.  Significa crianças pequenas. Mas puta no feminino já um palavrão.

Algumas pesquisas revelam que a palavra acabou se tornando um “palavrão”, como chamamos aqui no Brasil porque puttas se referia a crianças de rua na Roma antiga e que geralmente se prostituíam.

Com o passar do tempo e das transformações dos idiomas a palavra perdeu um t e foi incorporada de um modo vulgar e como uma expressão de xingamento e ligada diretamente a uma expressão sexual.

Podemos encontrar a palavra puta nestes sentidos além de o idioma brasileiro, nos idiomas espanhol, português de Portugal, italiano e francês.

Author

Write A Comment

Pin It