Fala feras, beleza? Com certeza vocês já se perguntaram “Como aprender espanhol rápido?” De que maneira podemos usar técnicas a nosso favor que nos auxilie a aprender essa língua semelhante ao português, mas ainda sim tão diferente em muitos pontos?
Apesar de não existir uma forma realmente “rápida” de aprendizagem, o seguimento de algumas técnicas pode lhe auxiliar em seu processo de aprendizagem, tornando-o mais curto do que você realmente espera.
Essas técnicas estão descritas nesse nosso conteúdo exclusivo. Então, se o seu desejo é saber como aprender espanhol rápido, acompanhe a gente até o final. Vamos lá!
A língua espanhola está cada vez mais popular
O espanhol está ganhando popularidade rapidamente em todo o mundo e atraindo novos alunos todos os dias. Depois do inglês e do francês, tornou-se a terceira língua mais aprendida no popular aplicativo Duolingo.
Embora os Estados Unidos continuem sendo o país com o maior número de alunos espanhóis, hoje essa língua também é a uma das mais ensinadas nas escolas do Brasil – com a implantação do Novo Ensino Médio, é obrigatório que o aluno escolha entre inglês ou espanhol na sua grade curricular. O espanhol vive um verdadeiro boom!
O espanhol é certamente um passaporte para um novo mundo, mas também é verdade que requer dedicação e certo número de horas se você deseja dominá-lo.
Para se ter uma ideia, o espanhol requer cerca de 575-600 horas de estudo (23-24 semanas) para obter o domínio completo, mas com um pouco de trabalho árduo e alguns truques pode acelerar um pouco.
E é por isso que você está aqui, para aprender a como aprender espanhol rápido. E como fazer isso? Leia nossas dicas:
1. Faça um intercâmbio para estudar o idioma em total imersão cultural
É uma coisa óbvia e é exatamente a primeira coisa que você deve fazer para aprender espanhol rapidamente – uma estadia linguística em um país de língua espanhola é a maneira mais fácil de como aprender espanhol rápido.
É claro que você pode estudar espanhol na Espanha, o berço do idioma, mas também pode pensar em países como Argentina, Colômbia, República Dominicana ou México, para citar apenas alguns.
Embora existam diferenças entre o espanhol falado na aqui América Latina e o espanhol falado lá na Espanha, os “falantes de espanhol” não têm problemas para se comunicarem. O destino do estudo, portanto, depende inteiramente de você!
Claro, o orçamento pode ser um fator importante ao viajar para uma viagem de estudos de idiomas, mas deve ser considerado como um investimento se seu objetivo é aprender espanhol rapidamente.
Além disso, você sempre pode combinar os cursos com um emprego de meio período ou com uma experiência de estágio, o que também enriquecerá o seu currículo!
2. Recrie as condições de imersão total
Ok, talvez não seja a situação ideal, mas pense em toda a diversão em ter ideias originais para mergulhar no espanhol, mesmo em casa.
O objetivo é simples: comer, respirar e sonhar em espanhol. Faça com que seja a primeira coisa que você ouve de manhã e a última coisa em sua mente antes de adormecer!
Com o fenômeno mundial “Despacito”, lá em 2017, as músicas em espanhol estão cada vez mais no topo das paradas, tornando-as acessíveis e fáceis de ouvir.
Se o “reggaeton” não se destaca entre os seus gostos, não se preocupe, porque a música em espanhol é rica e variada, com uma infinidade de gêneros, incluindo músicas pop como as produzidas pela Shakira.
Ouvir não é a única coisa em que você pode mergulhar, e hoje é incrivelmente fácil encontrar material escrito na Internet. Leia as notícias no “El País”, o jornal online mais lido da Espanha, ou no “Clarín”, o jornal argentino mais importante. A BBC também publica notícias em espanhol na seção do website internacional.
Netflix e outros serviços de streaming também são muito úteis para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, com séries de TV e filmes espanhóis e latino-americanos à vontade. Mas não se aplica se você assistir os filmes e séries dublados.
3. Pratique espanhol com falantes nativos
Com cerca de 437 milhões de falantes em todo o mundo, você com certeza encontrará alguém na cidade onde mora. Mesmo que não haja ninguém, apostamos que você conseguirá encontrar pelo menos outro estudante de espanhol como você.
Pesquise online por grupos de estudo perto de você ou verifique os anúncios em sua biblioteca/universidade local. Deve ser fácil encontrar alguém para conversar um pouco em espanhol e um pouco no seu próprio idioma. Se não, procure na internet!
Aplicativos como o HelloTalk permitem que você entre em contato e converse com falantes nativos de espanhol e oferecem a possibilidade de receber correções e até mesmo ligar gratuitamente. Isso o ajudará a aprender no processo de como aprender espanhol rápido.
4. Estabeleça uma meta para aprender novas palavras
Aprender um novo vocabulário é um aspecto fundamental ao aprender outro idioma. Para aprender espanhol rapidamente, é um bom hábito definir como meta memorizar palavras novas todas as semanas.
Cinco é um número realista – o objetivo é usar as palavras adquiridas durante a semana, ao invés de apenas memorizá-las. Anote cada vez que ver ou ouvir uma nova palavra – você pode adicioná-la à sua lista de palavras para aprender!
5. Dê a si mesmo um impulso extra com um exame oficial
Se você é uma daquelas pessoas que precisa de prazos e metas para seguir em frente, um exame oficial é a forma perfeita de orientar seu caminho de estudos.
O Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) é o exame de proeficiência de espanhol oficial credenciado pelo Instituto Cervantes e reconhecido em todo o mundo – o que significa que terá um lugar de destaque no seu currículo.
Um certificado de exame oficial permitirá que você demonstre seus resultados e realizações em todo o mundo em um idioma estrangeiro.
Embora os exames possam ser difíceis, o caminho para obter esse certificado e a motivação para alcançar esse objetivo específico pode ser exatamente o que você precisa para aprender espanhol rapidamente.
Aprender um idioma não precisa ser um percurso difícil e cheio de obstáculos – você pode aprender espanhol rapidamente e se divertir ao mesmo tempo. Siga nossos conselhos de como aprender espanhol rápido e em breve você estará falando espanhol como um falante nativo. Até a próxima!