Como se tornar um designer de moda bem sucedido: Confira quais os pontos essenciais para ser reconhecido e conquistar boas oportunidades de carreira num ramo tão concorrido como este.
Para ser designer de moda, não basta apenas saber como desenhar, há diversos fatores envolvidos para se tornar um profissional na área, desde a criatividade, habilidade com corte e costura (ajuste de terno, reformas em roupas, etc.), finanças, noções de administração, entre outros.
Claro que o primeiro passo é se matricular em um curso do segmento, mas há outros pontos essenciais que você deve ter em mente ao pensar em seguir esse tipo de carreira. Confiram quais são eles a seguir:
Decida qual área de design é seu principal interesse
Embora tenha que começar de baixo, você precisa ter um objetivo em mente sobre o tipo de estilo que deseja projetar ao longo de sua vida.
Interessa-se principalmente por alta costura, informal, esportiva, design de calçados, design de joias e acessórios, para o público em geral, infantil, lingerie, ou, moda ecológica? Cada um tem suas vantagens e desvantagens, a qual precisará explorar antes de decidir o caminho a seguir.
Dentro desses campos, também precisará decidir a qual subárea seu projeto pertencerá. Você pode querer começar em algumas áreas, mas não vá muito longe, pois é melhor refinar uma área e depois experimentar quando já tiver um nicho na indústria.
Avalie suas habilidades e personalidade com honestidade
Antes de seguir uma carreira no mundo do design de moda. Você pode adorar roupas, mas o guarda-roupa é apenas parte da história quando se trata de design de moda.
Além disso, também precisará de excelentes habilidades de comunicação, disposição para trabalhar muito (levando em conta as longas jornadas de trabalho), ser resistente para aceitar críticas, capacidade de lidar com o estresse, estar aberto para ter uma infinidade de clientes e chefes diferentes, aceitar que haverá momentos quando isso acontecer, você estará sozinho ou isolado (dependendo de como aborda seu negócio de design ou carreira) e a capacidade de ser disciplinado.
Aprenda sobre o lado econômico da moda
Ser um designer de moda de sucesso requer não apenas talento e criatividade, mas também certo conhecimento dos aspectos econômicos e de marketing do mundo da moda.
Mantenha-se regularmente informado sobre os desenvolvimentos na indústria da moda lendo revistas especializadas neste mundo, além de ler conteúdos sobre economia e participar de um curso voltado a finanças no mundo da moda.
Seja realista
Você pode querer mover-se para ganhar seu mercado, mas depende de como trabalha e vende. Ser realista significa reconhecer que não adianta tentar vender alta costura para pessoas que só querem roupas de trabalho em uma cidade pequena, e reconhecer que não adianta vender um biquíni para um esquimó.
Você precisará se concentrar em onde seu mercado provavelmente estará e pensar cuidadosamente se será melhor para morar e trabalhar no mesmo lugar ou se deslocar para distribuir os produtos de sua área para o local onde venderá melhor.
Conheça as oportunidades de carreira
Como mencionado, você pode trabalhar para si ou para terceiros, no entanto, precisa encontrar dentre as oportunidades de carreira a que melhor se adaptaria, como exemplo:
- Redação em revistas e blogs de moda;
- Designer de moda para empresas de varejo (Renner, C&A, etc.);
- Figurinista de teatro, novelas e filmes;
- Jornalista de moda;
- Promover e elaborar eventos;
- Montar o seu próprio ateliê e realizar a venda de roupas online;
O mundo da moda possui diversos tipos de carreira, para evitar perda de tempo e esforço em áreas não promissoras, você precisa definir em qual segmento deseja atuar.