Fala, fera. Beleza? Hoje nosso papo vai ser bem intelectual e terá como tema uma leitura super recomendada pra quem se interessa por temas antropológicos e históricos. Mas calma, antes de falar sobre esta grande obra do século XXI vou te situar sobre seu autor, Yuval Harari – este israelense é professor de História e autor de best-sellers internacionais, incluindo o título que será destacado hoje.
Atualmente, leciona no departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. Harari ficou conhecido mundialmente por conta de seus livros e segue sendo inspiração para milhares de estudiosos e curiosos pelo mundo. Homo Sapiens: uma breve história da humanidade é seu maior sucesso até o momento, sendo traduzido em diversos idiomas e é sobre ele que vou falar hoje. Bora conferir?
Temática
O livro aborda o que podemos chamar de macro-história (aliás, todas suas obras passam por este conceito). A abordagem é investigativa e analítica e foca em estabelecer a relação entre a História e a Biologia – a evolução do homem e até uma profunda comparação entre ele e os animais. A partir daí, começa uma retrospectiva da história humana e todos os processos pelos quais a espécie foi submetida até chegar ao século atual. Fera, uma leitura como esta é um verdadeiro curso intensivo de história e importante fonte compilada de fatos relevantes que vale muito a pena conhecer e/ou rever!
Análise Antropológica
Esta é uma excelente motivação para fazer a leitura deste ‘manual’. Ela aborda durante todo o livro, o comportamento do homem desde o princípio e como este lidou com as mudanças que quase sempre foram constantes: obviamente o homem foi grande responsável pela maioria das transformações sofridas pelo ambiente (e também por outras espécies) e como essas ações mudaram a vida das gerações futuras, impactando brutalmente o curso da história.
Outro ponto muito forte de sua dissertação e que me agrada bastante, é o modo que Harari descreve episódios ocorridos em diversas épocas e que nos faz pensar sobre o conceito de justiça que nossa sociedade adota. A cada detalhe apresentado, vemos como ainda estamos tão longe de uma prática ideal e mais triste ainda, que não avançamos tanto assim mesmo com tantos regimes e intervenções. É uma baita reflexão!
Será que somos felizes?
Confesso que esta foi a parte que mais me impactou durante a leitura e acredito que você também possa gostar. Nos capítulos finais ele propõe diversos questionamentos sobre a maioria das obras humanas até aqui e os impactos delas para promover a felicidade individual e coletiva. Conseguimos? Progredimos ou pior, regredimos enquanto espécie humana? Eis um grande debate, não acha?
Calma, não vou te contar o desfecho do livro ou se Harari chegou a algum lugar seguro com a sua busca, mas posso adiantar que falar sobre isto pode melhorar e muito as suas próprias impressões – é um momento de descobertas e de autoanálise que pode ser muito relevante e até a porta de entrada para a revisão de suas próprias ações. Bora encarar?
Fera, se esta breve resenha sobre Sapiens: uma breve história da humanidade te provocou a querer iniciar a leitura e até conhecer mais sobre seu autor, fique tranquilo: este livro está disponível tanto de forma física quanto digital em diversos sites, basta alguns cliques e você estará mais perto de obter seu exemplar e se aprofundar nesta verdadeira pesquisa que foi realizada por Harari e que impactou milhões de pessoas mundo afora.
Fera, já que estamos falando em livros, aproveita e questione: Será que devo comprar um Kindle?