O shampoo em barra vegano surge para renovar o nosso banheiro, através de componentes totalmente naturais e não testados e nem com origem de animais.

Garrafas, frascos e tubos de todas as formas, cores e tamanhos lotam o banheiro. Em nossa corrida inevitável para “menos” resíduos – sim, porque livrar o planeta do plástico antes que seja tarde demais é uma questão tão urgente que mal podemos esperar para chegar ao “zero” – vamos começar dizendo adeus aos frascos de shampoo e condicionador, para abrir espaço para shampoo e condicionador em barra.

Mas afinal, vale mesmo a pena investir em shampoo em barra vegano? Quais são os benefícios desse tipo de cosmético para cabelo sem origem animal? É sobre isso que vamos falar hoje. Leia conosco!

O que é shampoo em barra vegano?

Parece um sabonete normal, mas esconde todas as propriedades laváveis do shampoo do frasco, com a vantagem de eliminar totalmente o plástico.

Via de regra, o shampoo em barra, pela forma como é concebido, contém ingredientes de origem natural (mas nem sempre vegano, por isso é necessário conferir a lista de ingredientes antes de cada compra) e, portanto, é isento de silicones, petrolatum e parabenos, que em longo prazo pode ser prejudicial à saúde do cabelo.

Cuidado, porém, para não confundir o shampoo em barra vegano com um sabonete normal: este último, na verdade, tem um pH básico que não é adequado para a limpeza dos cabelos, que em vez disso tem um pH ácido e que ficaria seco, crespo e difícil pentear se lavado com sabonete normal.

Já o shampoo em barra vegano é feito com surfactantes próprios para a limpeza do couro cabeludo e dos cabelos, embora ainda seja mais básico do que os shampoos líquidos.

Por isso, após o seu uso pode ser útil fazer a um enxágue ácido, à base de água e limão ou vinagre (duas colheres de suco por litro de água, de preferência gelada), que ajuda a dar brilho e tornar o cabelo macio.

Como usar shampoo em barra vegano?

A verdadeira diferença em relação ao shampoo líquido não está na capacidade de lavagem – que são quase idênticas, senão superiores, às de um shampoo “tradicional” – mas no seu uso.

A opção mais simples é passar levemente a barra nos cabelos molhados, mas também é possível passar entre as mãos molhadas e depois aplicar a espuma no cabelo, se talvez o shampoo for usado por mais pessoas.

Dependendo da marca, mas também dos ingredientes, irá se formar uma espuma macia, talvez até mesmo maior que a do shampoo líquido, para ser bem massageada na pele e cabelos e enxaguar seus fios abundantemente.

Dependendo do tipo de cabelo, pode ser necessário repetir a operação e depois prosseguir com a aplicação do condicionador.

Mesmo este último, com o objetivo de zerar o máximo possível o desperdício, torna-se livre de plásticos: de fato, também existem condicionadores em barra veganos completamente semelhantes aos shampoos, que devem ser esfregados em cabelos úmidos, criando-se assim um creme que deve ser distribuído e massageado por alguns minutos e, em seguida, prossiga para o enxágue final normal.

O importante é nunca manter o shampoo em barra vegano (e até mesmo o condicionador) sob o jato de água durante o uso, para evitar que se dissolva de forma muito rápida.

Embora este produto não seja nada difícil de usar, deve-se ter o cuidado de armazená-lo da maneira certa: após o uso deve ser armazenado longe da água, de preferência em uma prateleira onde possa escoar e secar completamente, antes de ser armazenado no interior de um recipiente especial, talvez em alumínio.

Onde comprar shampoo em barra vegano?

São diversas marcas que produzem condicionadores e shampoos em barra veganos, que podem ser adquiridos online, mas também em algumas lojas especializadas em cosméticos orgânicos.

As vantagens do shampoo em barra vegano

Mas, e quais são as vantagens de utilizar esse tipo de shampoo em barra? É algo comum dizer que uma das principais vantagens dos produtos para cabelos em barra é a sua “eco compatibilidade”: não só são feitos com ingredientes “verdes”, mas eliminam completamente o plástico para um cosmético completamente natural.

Por fim, um aspecto que não podemos deixar de lado  é a poupança econômica: mesmo que por vezes pareça um “investimento”, por se tratarem de produtos mais caros do que os industrializados do mercado, são produtos que duram muito tempo, muito mais que um frasco de shampoo líquido: falamos em algo em torno de 60-80 lavagens, embora muito dependa do comprimento e da espessura do cabelo.

Outros cosméticos sólidos

Não apenas shampoo e condicionador: o mundo está cheio de cosméticos em barra, sólidos. Alguns exemplos? Na linha do shampoo e do condicionador pensamos no gel de banho, que também se diferencia do sabonete normal porque tende a não ressecar a pele: funciona exatamente como o líquido correspondente, mas sem o uso de recipiente de plástico.

Depois, há o desodorante, muitas vezes feito com manteiga e bicarbonato, que é usado na pele seca e limpa. Deve ser armazenado em recipiente seco, longe da umidade e dura vários meses mesmo com o uso diário.

É impossível não falar do creme dental sólido, que vem na forma de “balas” para mastigar logo antes de escovar os dentes ou pequenos “blocos” para esfregar na escova úmida: mesmo sem o uso de água, sendo uma espuma rica que se forma e que torna a limpeza dos dentes muito fácil.

Portanto, além do shampoo em barra vegano, existem diversas outras opções que podemos utilizar para beneficiar não só o meio ambiente, mas também o nosso organismo como um todo devido à utilização de produtos naturais. E então, o que achou? Comente abaixo a sua opinião sobre os produtos de beleza veganos em barra. Até a próxima!

Author

Write A Comment

Pin It