Fala, fera. Beleza? A varanda é um dos ambientes mais democráticos que você pode ter em casa. E o motivo é fácil de entender: ela pode ser composta de diversas formas e mesmo em ambientes menores, ela é possível. Por isso, vamos trazer dicas super valiosas para você criar ou modificar sua varanda e assim colorir sua casa. Bora conferir?
Jardim vertical
Uma das opções mais acessíveis até para ambientes menores, o jardim vertical apresenta muitas possibilidades na sua concepção e permite variações no layout. Utilizar materiais de fixação na parede permitem que você disponha uma quantidade maior de plantinhas na área escolhida além de ser uma opção que não requer uma obra tão grande.
Você pode usar ripas, madeira de decomposição, caixotes de feira – bem moderno e sustentável, não acha? Outra boa opção é usar redes com espaços vasados para preencher com o vaso ou até telas – você usa apenas uma ‘abraçadeira’ (aquela pecinha super prática de encaixe) para fixar o vaso na tela e assim mantê-la preso na parede. A partir daí a escolha é sua: flores, plantas ou até um mix! Para ambientes menos arejados, abuse de antúrio, begônia, aglaonema, samambaia, espada de são jorge, lírio da Paz, palmeira-leque, neoregelia, gloxínia. Mas se preferir, pode criar uma parede total de plantas, naturais ou artificiais – abuse da criatividade!
Pergolado ou Pérgula
Se você ainda não relacionou o nome com a construção, vamos te explicar – os pergolados são colunas paralelas no teto que servem de suporte para plantas.
Os mais comuns são de concreto ou madeira e se tornaram excelentes opções de decoração e otimização de espaço. Sua medida deve ser de pelo menos, 3m x 3m, mas você pode adequar a medida ao espaço que dispõe. As plantas utilizadas podem cobrir todo o teto e em geral, possuir ramos longos, pois assim facilita para a armação do pergolado e auxilia na montagem em um espaço menor, criando a ideia de continuação. Se sua varanda for maior, aposte em armações das mudas no sentido diagonal e crie um visual mais espaçado e bem bonito.
As mudas podem estar mais rentes ao pergolado ou até com alguns centímetros pra baixo, deixando elas mais caídas – esta modelagem confere um visual leve e até lúdico ao ambiente.
Para compor seu pergolado, as plantas mais indicadas são: hera do cabo, alamanda amarela, tumbérgia-azul, amor-agarradinho, buganville ou primavera, além da flor de cera. Durante a noite, uma lanterna marroquina é uma opção elegante e traz estilo e sutileza ao ambiente.
Varanda Gourmet
Muitas pessoas têm descoberto o prazer em cozinhar e fazer isto com estilo desperta mais apreciação ainda. Por isso, a varanda gourmet se tornou o desejo de muitos cozinheiros de plantão – criar um ambiente aconchegante e funcional é a melhor forma de aproveitar bem este espaço.
Se a sua varanda for menor, a dica é investir em móveis em tons mais claros: o foco de cor pode ser as flores e plantinhas que vão compor o ambiente. Já se tiver um espaço maior, aposte em móveis com mais personalidade, cores, texturas e assim vai criar um layout diferenciado. Concentre poucos móveis neste espaço e crie lacunas estratégicas para a circulação de pessoas: aposte em itens indispensáveis como mesa, pia, armário e uma boa iluminação. Vale lembrar que muitos de ‘nossos’ elementos verdes devem estar longe da área onde vai estar itens como fogão, churrasqueira – para este local, as plantinhas mais indicadas são costela de adão, gerânio, palmeira, entre outras.
Usar elementos na parede para pendurar seus utensílios e também dispor vasinhos auxiliam para criar um visual supermoderno e também otimizam o espaço que você tem – as treliças (aquelas peças que possuem estruturas para pendurar objetos) são um ótimo modelo para usar neste tipo de espaço, pois são muito versáteis e aguentam bastante pesado fixado nela. Assim você cria um espaço prático, charmoso e que pode ser utilizado principalmente em dias mais quentes.
Já viu que não tem desculpa pra não criar seu espacinho verde com essas dicas de paisagismo, né fera? Se inspire nestas dicas e tenha um ambiente versátil e super aconchegante para todas as estações do ano. Mas não pare por aí, aproveite a disposição pra mudanças e descubra como criar uma Cozinha moderna.