A bicicleta motorizada é uma espécie de bicicleta melhorada, porque utiliza motor com combustível – uma mistura de óleo e gasolina. Além disso, a bicicleta motorizada é ideal para quem quer se deslocar com mais velocidade, porque atinge uma velocidade de até 50 km/h.

Ela era considerada um meio de transporte ciclomotor, na verdade, ainda é utilizado em alguns estados. Mas, outros estados, como São Paulo, aprovaram uma nova regulamentação que torna a bicicleta motorizada um veículo automotor.

Desse modo, em estados onde a bicicleta motorizada continua sendo um ciclomotor é possível andar sendo menor de idade e com uma autorização para conduzir ciclomotores ou CNH categoria A.

No entanto, em estados que consideram a bicicleta motorizada como um veículo automotor é necessário ter CNH para conduzir. A seguir, confira todas as informações necessárias sobre a bicicleta motorizada.

Precisa de carteira para ter bicicleta motorizada?

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito – Contran ciclomotores consistem em veículos de duas a três rodas que conta com um motor de combustão que atinge até 50 cilindradas ou tem um motor elétrico de 4.000 W, onde sua velocidade máxima é de 50 km/h.

Desse modo, de acordo com a regulamentação, os veículos que integram essa classe precisam estar licenciados e registrados em um órgão competente.

Além disso, o condutor da bicicleta motorizada deve ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores ou categoria A em sua carteira nacional de habilitação – CNH.

Contudo, apenas bicicletas elétricas não precisam de licenciamento ou registro de seu condutor, nem exige habilitação. 

Ademais, isso ocorre porque a potência máxima do motor é de 350 W, atingindo uma velocidade máxima de 25 km/h. Portanto, condutores de bicicleta motorizada devem ter autorização da ACC ou categoria A na Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

Qual a idade mínima para dirigir bicicleta motorizada?

No momento atual, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito estabelece e autoriza habilitação para indivíduos maiores de 14 anos. No entanto, há um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados para tornar a idade mínima para conduzir bicicleta motorizada de 18 anos.

Ademais, é importante mencionar que bicicletas elétricas, só podem ser pilotadas por condutores maiores de 16 anos, mas não há necessidade de habilitação nesse tipo de transporte.

Isso ocorre porque a bicicleta elétrica, diferente da bicicleta motorizada, possui uma potência máxima baixa de 250 watts e alcança velocidade de até 25 km/h.

Bicicleta motorizada precisa de capacete?

De acordo com as novas regulamentações, condutores de bicicleta motorizada precisam se atentar ao uso de equipamentos de segurança e a necessidade de habilitação.

A bicicleta motorizada exige o uso de capacete, de acordo com normas estabelecidas pela lei.

Desse modo, uma bicicleta motorizada deve ter retrovisores, buzina, velocímetro, sinalização noturna e o condutor deverá utilizar capacete.

Antes, a fiscalização era mais branda, porque não havia leis municipais, agora a competência passou para o estado e a polícia militar faz a fiscalização de bicicleta motorizada. Sendo assim, o uso de capacete ao conduzir bicicleta motorizada é indispensável.

Pode prender bicicleta motorizada?

A bicicleta motorizada era considerada um meio de transporte ciclomotor, formado por duas ou três rodas. Ademais, recentemente a bicicleta motorizada foi considerada um veículo automotor, ao invés de ciclomotor.

Nesse sentido, essa mudança implica em novas regras, regulamentações e normas.

Ao passar de ciclomotor para veículo automotor, a bicicleta motorizada pode ser apreendida. 

Desse modo, em questões práticas, a bicicleta motorizada é um tipo de motocicleta, que precisa de lanterna, retrovisor, velocímetro e placa para circular nas ruas.

Ademais, para conduzir uma bicicleta motorizada é necessário ter habilitação ou estar registrado do ACC e ter mais de 16 anos.

Quantos km uma motorizada aguenta andar?

Uma bicicleta motorizada é um meio de transporte ideal para quem quer se locomover com rapidez, segurança e economia.

Nesse sentido, a bicicleta motorizada consegue andar a até 50 km/h e seu tanque de 1,8 litros permite andar tranquilo por um bom tempo.

Quantos litros de gasolina vai em uma bicicleta motorizada?

Uma bicicleta motorizada anda até 50 km/h, e a capacidade de seu tanque chega a 1,8 litros. Apesar de parecer pouco, é importante mencionar que uma bicicleta motorizada é econômica quanto ao uso de gasolina.

Logo, o tanque dura por um bom tempo e 1,8 litros dá para rodar bastante com a bicicleta motorizada. Além disso, é importante mencionar que a bicicleta motorizada utiliza uma mistura de óleo e gasolina para funcionar.

Qual o peso máximo que a Bicicleta Motorizada suporta?

A bicicleta motorizada é muito interessante, porque suporta o peso máximo do condutor mais uma carga. 

Nesse sentido, a bicicleta motorizada suporta o peso máximo de 160 quilos, um peso razoável, permitindo que o condutor pilote a moto, mas também, eventualmente, leve alguma carga.

Conclusão

A bicicleta motorizada é uma bicicleta, mas com alguns incrementos, porque atinge velocidades de até 50 km/h e precisa de uma mistura de gasolina e óleo para funcionar.

Ademais, a bicicleta motorizada é um meio de transporte rápido, econômico e muito vantajoso.

Desse modo, com um tanque de até 1,8 litros e uma capacidade de economia aumentada, consegue rodar por um bom tempo. Além disso, em alguns estados a bicicleta motorizada é considerada um ciclomotor e em outras, veículo automotivo.

Nesse sentido, nos estados que é considerada um veículo automotivo, é fiscalizada e pode ser apreendida.

 

Author

Write A Comment

Pin It