Fala feras, beleza? E ai você sabe  comofazer para ser um fotógrafo? O que precisamos ter como base de conhecimento caso quisermos fotografar como profissão? Existem algum caminhão ou curso que devemos seguir caso esse seja nosso objetivo?

Na verdade, tudo depende. O que realmente lhe fará um bom profissional na área da fotografia é mais a experiência do que somente o estudo, mas ambas as situações precisam andar lado a lado.

Trouxemos nesse conteúdo algumas das principais dicas de como ser um fotógrafo. Leia conosco e entenda melhor sobre o assunto!

1. Tire muitas fotos de graça!

Como ser um fotógrafo? Para aprender a técnica e muito mais, sugerimos que comece a tirar fotos de graça, mas não dê todas as fotos. Poste em suas redes sociais as fotos de algum esporte que acompanhou ou algo do tipo e espere que venham lhe pedir algumas imagens.

Mesmo que você não queira fotografar esportes, ainda sim pode ser um bom começo para aprender a técnica, pois se trata de um ambiente com muita gente, e geralmente os atletas gostam de serem fotografados.

É importante nunca dar todo o serviço como um presente, caso contrário, o destinatário das imagens pode pensar que você está fazendo isso como um hobby e não tentando trabalhar nisso.

Além de vários tipos de eventos, tente tirar algumas fotos do casamento dos seus amigos ao lado do fotógrafo oficial. É importante ser capaz de lidar com qualquer situação fotográfica enquanto permanece calmo, alterando as configurações da câmera rapidamente para fazer a foto perfeita.

2. Escolha a indústria certa: tire fotos vendáveis!

Cães e gatos são lindos, mas, a menos que você queira se tornar um fotógrafo de animais de estimação, não recomendamos focar nesse tipo de imagem.

Fotos de eventos, casamentos e esportes serão “sempre” solicitadas por se tratarem de imagens que só poderão ser tiradas naquele dia.

Fotos de viagens, animais, etc. em vez disso, possuem um campo mais limitado: se eu tenho um site de viagens e preciso de uma foto da Torre Eiffel em Paris, posso encontrar uma fantástica por poucos reais em sites de imagens, sem contar aquelas livres de direitos autorais no Google.

Como ser um fotógrafo e ganhar dinheiro com isso? Concentre-se nas fotos que têm possibilidade de venda. Qualquer tipo de fotografia pode ser vendida, mas há setores em que é mais fácil trabalhar, e como já mencionamos, esses setores são: esportes, casamentos, eventos em geral.

3. Faça você mesmo um site

Carregue suas fotos em seu site pessoal, talvez em um domínio com seu nome (como www.seunome.com.br). Um site é uma ótima vitrine para se apresentar a clientes em potencial, então o atualize com frequência e carregue muitas fotos.

Muitos profissionais fazem seus sites em plataformas bem intuitivas como a Wix, mas recomendamos que estude um pouco mais sobre o assunto e utilize a plataforma WordPress. E por que isso?

Acontece que sites em WordPress “raqueiam” melhor nas páginas do Google, então, se você considerar aprender a aplicar boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), pode consegui subir bons conteúdos sobre fotografia que mostrem seu portfólio para a primeira página de buscas do Google.

Muitos fotógrafos fazem isso, divulgam seu trabalho e acabam recebendo centenas de pedidos para fotografarem eventos justamente porque foram encontrados pela internet devido a alguma página ranqueada de seu site. Vale a pena investir em conhecimento!

4. Cursos de fotografia: sim ou não?

Não recomendamos fazer um curso básico de fotografia, tente aprender por conta própria com guias na internet. Se você não tem a cabeça certa para pelo menos aprender o básico, provavelmente não é o trabalho para você.

Aprender a como ser um fotógrafo requer um estudo contínuo para se aprimorar, se você não tem paciência para aprender o básico da fotografia por conta própria lendo alguns guias na internet, talvez seja melhor você manter essa arte como um hobby e nada mais.

Se, por outro lado, pretende melhorar do ponto de vista profissional ou está interessado em algumas áreas da fotografia como a moda e natureza onde à capacidade de gerir as luzes é muito importante, talvez um workshop ou algum curso possa ser interessante.

Também desaconselhamos frequentar escolas de fotografia com duração de 1-2-3 anos. Pesquise na internet, muitos aprenderam a tirar fotos muito boas, mas sem nenhum “curso profissional”. Em nossa opinião, é melhor começar diferente se quiser trabalhar.

Você pode, por exemplo, comprar bons livros de fotografia para aprender algumas técnicas, gastando bem menos dinheiro do que em um curso caro.

5. Esteja preparado para trabalhar muito, sem horários

Não é o caso de todos, mas dentro do mesmo ano há momentos em que você fotografa muito e momentos em que trabalha pouco ou nada. Mesmo durante o dia típico do fotógrafo há momentos em que há total tranquilidade e então em pouco tempo você tem que dar 200% de sua energia.

Muitas vezes pode acontecer de você esperar horas pelo momento da fotografia certa, ou então ir fotografar um jogo de futebol, querer uma imagem do atacante chutando para o gol, mas o jogo não desenrolar e poucas oportunidades como essa aparecerem. É preciso muita paciência e muita concentração.

Um pouco como nas fotos da natureza, você poderia uma noite inteira esperando um céu estrelado, mas escolher a noite errada e o céu estar totalmente nublado, voltando para casa de mãos vazias.

Como ser um fotógrafo? Você não pode pensar que tem “horas” de trabalho. Você pode não trabalhar por 1 mês inteiro, mas pode acontecer de ter que trabalhar por 7 dias, 16 horas por dia em um evento e dormir apenas 4-5 horas por noite. Nosso conselho, entretanto, é tentar limitar certos exageros.

6. Não aprenda apenas a tirar fotos

É importante ter um nível de cultura aceitável, especialmente no que diz respeito à escrita. Não é preciso ser licenciado em literatura, mas aprender as principais regras da gramática e mais ou menos como escrever uma matéria jornalística, pode ser útil.

Aprenda tudo o que puder, até como fazer um site, fazer vídeos e assim por diante. Tudo será muito útil para você. Esperamos ter ajudado você na sua busca em ser um fotógrafo. Até a próxima!

Author

Write A Comment

Pin It