Fala, fera. Beleza? Antes de tudo, começo este post me perguntando se usar o termo “descolado” é cringe hoje em dia. Se você estava no planeta Terra nos últimos dias e manteve seu sinal de internet estável, você provavelmente deve ter sido surpreendido com uma discussão inesperada e que parou a internet nestes últimos sete dias, afinal, o que é ser cringe?
Pra te contextualizar: surgiu no twitter este papo sobre como a geração z vê a geração antecessora (os millennials) e a partir daí, o mundo tomou conhecimento sobre diversos hábitos praticados pelos indivíduos com mais de 26 anos que incomodam esta geração mais jovem – a partir daí o termo cringe (algo parecido como ‘ vergonha alheia’, constrangedor) se tornou um dos assuntos mais comentados em diversas redes sociais e acabou viralizando com muita força e acredito que você se deparou com este tema direta ou indiretamente. Sabendo que uma grande parte do nosso público faz parte da galera millennial, hoje iremos trazer os 3 tópicos mais relevantes deste tema e quem sabe juntos responder – afinal, a geração millennial é cringe ou apenas já se tornou adulta? Bora?
Pagar boletos
Este item pode ser considerado um dos mais bizarros dentro da lista realizada pelos integrantes da geração z: segundo muitos comentários feitos principalmente pelo twitter, usar a expressão’ pagar boleto’ é algo extremamente desnecessário e até vergonhoso. Ao invés de englobar todas as contas que serão pagas num mesmo termo, eles preferem que seja individualizado, nomeando um a um – conta de energia, conta de telefone, conta de água, etc.
Segundo muitos comentários, reduzir todos os pagamentos a ‘pagar boletos’ é algo ultrapassado e que já não precisa existir, pois até denota uma certa preocupação exagerada com o tema. Por isso, segundo a geração z, pague suas contas, mas não as chame de boleto e deixe fluir. Quer tentar?
Tomar café da manhã
Sim, pode parecer uma piada, mas até a primeira refeição do dia está na lista de comportamentos considerados cringe pela geração z.
Explicação: Segundo relatos que inundaram a internet, os millenials dão uma importância muito grande a esta refeição e a tratam quase como se fosse um ato ritualístico e imprescindível para o bom funcionamento do dia.
Além disso, o hábito de tirar fotos ‘instagramaveis’ de seus alimentos antes de consumi-los também ‘ causa vergonha alheia’ na geração z, acredite se quiser! Por isso, se você faz parte do grupo de pessoas que amam tomar aquele cafezinho (com ou sem açúcar) e não dispensa uma mesa farta (ou pelo menos aquele pão na chapa) durante esta refeição, você facilmente virou alvo dessa galerinha que está discorrendo toda sua visão sobre a geração antecessora sem moderação. Sendo assim, tome seu café da manhã, mas não comente sobre nas redes sociais. Consegue?
Comportamento e escrita digital
Este tópico pode causar desconforto e insatisfação em muitos leitores deste blog – a linguagem utilizada por cada geração causa discussão e reflexão entre usuários e historiadores desde sempre. Porém, certos termos e utilizações são consideradas vexatórias, desconexas e que devem ser abolidas pela geração z: usar rs ou hahaha para indicar riso, não pode; usar # nas redes sociais, também não pode; gostar de vídeos do Tik Tok, não pode;compartilhar certos memes adivinha? não pode (cringe!).
Estas são apenas algumas amostras do que foi definido como vergonhoso e que muitos de nós ainda nem desconfiávamos desta tal análise vinda da geração Z. Se identificou com alguma delas? Eu uso várias…
Fera, nosso interesse hoje foi expor um pouco sobre um tema tão debatido e falado nos últimos dias. Esta discussão só mostra como as redes sociais ultrapassaram barreiras e como a influência exercida por elas pode acender luzes em assuntos que nem sonhávamos em ter conhecimento de uma forma tão imediatista e abrupta; por outro lado, reforça a importância em lançar alertas sobre comportamentos ‘manada’, ou seja, reproduzir sem saber ao certo o que está fazendo: o que poderia ser um novo meme e divertir, acabou se tornando algo mais sério, mas sem a profundidade devida, pois só serviu para dividir mais uma vez estas gerações. Quem se aproveitou deste novo embate foi o marketing que mais uma vez se valeu de um tema que estava gerando um buzz e deu início a diversas publicidades desde os primeiros momentos (como sempre). Se é uma discussão necessária ou não, já nem vale discutir, mas fica aquela dúvida na cabeça… afinal, você é cringe ou apenas tem responsabilidades reais ?
Te espero nos comentários.
Aproveitando o momento de falar sobre assuntos populares, conheça Tudo que você precisa saber sobre o Clubhouse.