Fala  Feras, beleza?? Não sei se vocês sabem, mas os materiais plásticos estão se tornando cada vez mais presentes na indústria de móveis, isso nós já sabemos. Sejam cadeiras e mesas em sua área de lazer, estádios de futebol, sala de jantar ou um simples armário de cozinha.

O uso do plástico para a fabricação de móveis contribui para a competitividade, seja em projetos mais arrojados, e também traz peças com maior durabilidade, fabricação e receptibilidade dos produtos, ou alcançando um público consumidor cada vez mais exigente.

Atualmente, existem três tipos de materiais que dominam o setor, que são: o polipropileno, o ABS e o policarbonato. No entanto, os dois primeiros se destacam. Para conhecer suas principais características, preparamos este artigo com uma explicação didática e funcional.

Confira!

Como o plástico se tornou popular na indústria de móveis

Apesar do domínio da madeira na indústria, os polímeros vêm ganhando cada vez mais espaço motivados também pelos avanços no desenvolvimento de novas resinas e aditivos. O plástico também se destaca na versatilidade.

O molde de injeção é um exemplo com possibilidades de fabricação de produtos de diferentes tamanhos e designs realmente inovadores.

Por isso, podemos dizer que o material plástico é indispensável na produção de móveis de todos os tamanhos e modelos. Isso porque atende cada vez mais às necessidades do mercado, respeitando tendências e abrindo uma gama de possibilidades, especialmente para aqueles que valorizam designs criativos.

Além das características acima, os produtos de plástico são mais leves e geralmente com maior durabilidade, com formas e estilos que atendem às novas tendências, decorações e referências, tornando o transporte e a instalação ainda mais fáceis.

O mobiliário modular está explorando com intensidade a produção de peças com plástico e evitando a umidade e outros problemas que eram comuns no caso da madeira.

Principais características do polipropileno e ABS

O Prolipropileno (PP) é um termoplástico semi-cristalino que pode ser moldado várias vezes, com um custo relativamente baixo e fácil processamento, e sem dúvida, apresenta uma incrível durabilidade.

Ela pode cobrir uma enorme gama de possibilidades, desde produtos de toque suave até alta resistência mecânica, quando são incorporadas fibras de vidro, por exemplo.

Tem um bom equilíbrio de propriedades químicas, mecânicas, térmicas e elétricas e tem uma densidade relativamente baixa.

Já o ABS, é considerado um plástico de engenharia. A combinação de resistência e rigidez (de Acrilonitrila e Estireno) e resistência mecânica (de borracha de Polibutadieno) é uma vantagem do ABS.

Uma vantagem é que ela confere qualidade visual superior aos produtos finais, permitindo desde alta transparência até produtos com cores vibrantes e vivas quando os pigmentos e masterbatches são incorporados.

Ambos estão presentes na fabricação de móveis como mesas, armários Nilko, cadeiras, bancos, banquetas, gavetas, painéis, dispensadores, prateleiras, baús, móveis de piscina, decks, bancos de jardim, entre outros produtos.

Diferença entre o polipropileno do ABS para criação de móveis

Ao escolher o melhor material para a produção de um produto na indústria moveleira, é importante levar em conta vários critérios, tais como custos, qualidade visual, nicho de mercado e aplicabilidade, que podem fazer uma grande diferença.

Devido às suas características específicas, os produtos fabricados com ABS geralmente se destacam, sendo seu custo mais alto. 

Uma cadeira, por exemplo, se destaca em relação ao acabamento e também na qualidade final, principalmente devido à maior translucidez e brilho, e acaba sendo comprometida devido ao seu processamento e comparada a um produto mais popular e de menor valor agregado.

No caso do Polipropileno, é um produto semi-cristalino (menos transparência e brilho em relação ao ABS) de baixo custo de fabricação sem perder as características mecânicas, e uma forte concorrência quando se trata de preços, atendendo a um mercado exigente.

Em termos gerais, tanto o ABS quanto o Polipropileno podem ser utilizados em produtos na indústria de móveis, levando-se em conta as devidas diferenças entre os mesmos, suas características e as necessidades de cada produto, sem esquecer de se atentar qual o mercado que estes produtos finais serão incorporados e consequente sucesso.

Dessa maneira, podemos dizer que os dois tipos de materiais, o ABS e o Polipropileno são ideais para a fabricação de móveis e atendem às diferentes necessidades de cada cliente / mercado.

Diferenças dos plásticos na produção de cadeiras 

Prestar atenção ao público alvo é a primeira dica para aqueles que vão produzir cadeiras com um dos dois tipos de plástico. As peças do ABS podem ganhar um toque de sofisticação ao produto, pois são mais elitistas.

As cadeiras em polipropileno são geralmente moldadas na cor final, enquanto em ABS há a possibilidade de serem transparentes ou translúcidas. Enquanto em Polipropileno elas têm uma forte tendência a utilizar materiais reciclados, reduzindo ainda mais a margem de custo, isto se deve ao fato de que elas atendem aos padrões regulatórios e têm um aspecto visual de qualidade superior.

Considerando que existem nichos de mercado para ambos os plásticos, o ideal para as indústrias de móveis é optar pela possibilidade de usar Polipropileno e/ou ABS.

Author

Write A Comment

Pin It