Fala feras! Beleza? Infelizmente nossos computadores podem sofrer com diversos tipos de problemas ao longo de sua vida útil, entre os principais está o superaquecimento, que pode facilmente prejudicar diversas partes da máquina de maneira irreparável. Mas fique tranquilo, um dos componentes que são responsáveis por evitar o superaquecimento do computador é a pasta térmica que é aplicada em cima do processador.

A pasta térmica é um composto químico pouco conhecido pelas pessoas, mas que é de extrema importância para a manutenção do seu computador, isso porque sem ela a sua máquina pode desligar automaticamente por excesso de calor ou até pior: queimar. Pensando nisso, preparamos este texto para lhe mostrar para que serve a pasta térmica e como utilizá-la para proteger o seu computador do superaquecimento. Confira!

Para que serve a pasta térmica?

pasta térmica

De maneira geral, a pasta térmica é um líquido viscoso prateado ou branco que é aplicado na superfície do processador, esse que fica junto ao cooler, funcionando como um condutor de calor que será distribuído pelo cooler. Estas pastas servem para conduzir o calor que foi produzido pelo processador para que assim ele seja distribuído pelo cooler, assim ocorrendo a manutenção de temperaturas seguras na parte interna dos computadores.

Existem muitos tipos de pastas térmicas, mas as principais são aquelas de composto químico à base de silicone, sendo que também são as mais acessíveis. Existem também aquelas pastas térmicas à base de metais, como cobre, aço e alumínio em sua composição, essas possuem uma qualidade e durabilidade maior. Também encontramos as pastas térmicas a base de prata que são as mais duradouras e mais caras, isso graças a sua grande capacidade na hora de conduzir o calor existente em seu material base. Você também pode encontrar pastas térmicas líquidas que têm seu uso recomendado apenas para profissionais da área, isso porque existe uma dificuldade grande de manuseio do produto que pode molhar partes do computador que não podem entrar em contato com essa substância.

Uma coisa muito importante quando falamos em pastas térmicas é sobre o seu efeito de condutibilidade, ou seja, um número que determina uma maior ou menor facilidade na transferência de calor de um material. Quando falamos em computadores que são utilizados para a realização de tarefas convencionais e cotidianas, uma pasta coeficiente 5 é extremamente eficaz. Agora quando falamos em PC gamers, assim como também existem pasta térmica de vídeo game, é recomendado que se use uma pasta térmica com coeficiente acima de 7, isso para que a máquina consiga atingir toda a sua potência com segurança. Para saber qual é o coeficiente de condutibilidade térmica das pastas térmicas basta olhar a embalagem ou o rótulo do produto.

Agora que você já sabe como proteger a sua máquina, é muito importante que você adquira uma pasta térmica para computador e assim evitar que ele superaqueça lhe trazendo um prejuízo muito maior futuramente. Além de perder diversos documentos, programas e fotos que necessitamos no dia a dia, não é mesmo?

Author

Write A Comment

Pin It