Fala, fera. Beleza? Ler é uma das atividades que mais geram discussão em qualquer roda de conversa. Sim, a leitura ainda é um tema controverso: muitos leem apenas quando precisam (aprimoramento na profissão, estudos, concursos), já outros leem por entretenimento mesmo, daí entram na lista HQ’s, livros de ficção além dos clássicos de literatura. Como em diversas atividades, a leitura em tempos em que a tecnologia é parte integrante do nosso cotidiano sofreu drásticas alterações (até porque obviamente o modo como vivemos hábitos mais antigos também seria alterado).

Atualmente, muitos adotam a leitura digital, principalmente em tablets e smartphones: você mesmo deve utilizar alguns destes recursos e/ou se depara diariamente com alguém no transporte público lendo através destes gadgets. Considerando este cenário, é óbvio que uma grande marca se interessaria por este comportamento e a partir daí desenvolveria ‘ soluções’ para atender esta nova demanda que os leitores ‘têm’. Assim, surgiu o Kindle: lançado há mais de 10 anos, este e-reader da Amazon se tornou objeto de desejo de milhões de leitores mundo afora. Se você é um leitor assíduo destes que gostam de temas variados ou faz parte do time que ainda está tentando construir um hábito consistente de leitura, certamente já deve ter ouvido muito falar desde gadjet. Por isso, hoje vamos listar motivos pra você descobrir se chegou a hora de você adquirir um. Bora conferir?

Sustentabilidade

Este é um tema cada vez mais recorrente e que interfere em todas as áreas da nossa vida. Nós estamos sendo impulsionados diariamente a rever e consequentemente mudar nossos hábitos, pois estamos percebendo nossa atitude em relação ao nosso ambiente, ao mundo que nos cerca. Obviamente que a forma de fazermos nossa leitura também reflete este interesse em nos tornarmos mais conscientes em relação as nossas ações. Livros físicos são feitos de papel e isso gera um grande derrubada de eucaliptos para esta produção.

Mesmo algumas empresas se preocupando e usando matéria-prima reciclável sabemos que não são a maioria e que mesmo assim há um impacto importante ao meio ambiente. Pense nisso!

Preço

Sabemos que as livrarias estão se tornando cada vez mais raras aqui no Brasil. Mesmo as mais tradicionais só encontramos suas lojas físicas em grandes centros. Obviamente que esta escassez dificulta nosso acesso a grandes obras e autores e também pode encarecer ainda mais a aquisição de um exemplar. E é neste gap que o e-commerce se estabeleceu no mercado. Hoje há lançamentos em versões digitais de forma simultânea ao físico.

É importante salientar que sim, livros digitais são mais baratos que livros físicos e o melhor é que você não paga frete!  Já o e-reader pode ser considerado como uma evolução ao livro digital, pois você cria uma biblioteca particular e tem a sua disposição todos os seus títulos preferidos investindo inicialmente uma única vez.

Conforto na leitura

Muitos ainda preferem livros físicos, pois querem tatear as páginas, sentir o aroma que os livros têm. Sim fera, eu também gosto muito desta experiência, mas devemos considerar que a marca idealizadora do Kindle oferece uma opção bem competitiva para os saudosistas do livro físico – algumas versões possuem uma tela que garante conforto para sua leitura pois não são tão reflexivas em comparação a tablets e smartphones e por este motivo não cansam os olhos se tornando uma opção muito viável para os leitores.

Chegou a hora de escolher o modelo pra você

Agora que você já descobriu grandes vantagens sobre o e-reader que já está na sua décima geração oferece, vamos te apresentar as opções que estão disponíveis para todos os leitores:

Clássico – este é o basicão. Possui as principais funções, como tela que simula papel; bateria que dura semanas (incrível!); possibilidade de marcar textos e páginas, pesquisar palavras no dicionário e de ajustar o tamanho da fonte; conexão wi-fi e download de livros e PDFs direto no dispositivo. Além de ser bem leve, seu tamanho também é bem atrativo, 16×11. Apenas a disponibilidade de armazenamento pode deixar a desejar – 8 gb. Por isso pode ser que este modelo seja mais atrativo para um usuário inicial deste leitor digital.

Paperwrite – este é uma versão para quem quer levar seu leitor para qualquer lugar, para qualquer lugar mesmo – isto porque ele possui tela antirreflexo (mesmo sob a luz do sol) e também é a prova d’água (sim, você pode ler tranquilamente à beira da piscina ou da banheira); além deste importante diferencial, ele ainda tem a tela um pouco maior (16,7 cm x 11,6 cm) e com mais definição (300 ppi em comparação a 167 ppi do clássico). Ah, este modelo ainda apresenta duas opções de armazenamento, 8gb ou de 32gb. Se identificou com este modelo?

Oasis –  Esta é a versão mais cara e também a mais diferente, pois apresenta coloração mais branca ou mais amarelada na tela (sim, você vai poder escolher o tipo de tela mais conveniente pra sua leitura); botões para trocar de página mais rapidamente; tela de 7″ (a maior da categoria) e acabamento em alumínio.

Ah, vale lembrar que na compra de qualquer um destes leitores, você terá armazenamento gratuito na nuvem Amazon e você também poderá importar seus arquivos PDF para seu leitor digital.

Funcionalidade do e-reader

Pra quem ainda não conhece este tipo de leitor digital, vamos ressaltar um dos grandes atrativos que é justamente o acesso a milhares de livros digitais gratuitamente e o melhor: de forma legal. Há verdadeiros clássicos da literatura nacional disponíveis –mais de nove mil títulos para você ler e reler sem pagar a mais por isso!

Já para quem quer obter acesso ilimitado a mais de um milhão de e-books basta assinar e pagar mensalmente R$ 19,90. Ah, mas não é só livro não, você também pode ler jornais, revistas, e outras mídias digitais via rede sem fio. E aí fera, qual opção você prefere?

Fera, se você conseguiu se imaginar vivendo todas estas experiências que destacamos acima, sim, você deve comprar um Kindle.

Mesmo sabendo que temos outras marcas produzindo e-readers entendemos que este é o queridinho e o que gera mais curiosidade entre os leitores, mas isto não impede que você também pesquise sobre outras opções. Se mesmo adotando o e-reader você ainda quiser viver a experiência dos livros físicos, você pode deixar para comprar algum só quando tiver aquele título imperdível, o que acha?

Se você lembrou daquele amigo ou amiga nerd especial, mas não está com grana pra investir neste item conheça 5 Presentes que todo Nerd gosta de Ganhar.

Author

Write A Comment

Pin It