Fala feras, beleza?

Ter uma faca afiada garante que a preparação dos alimentos fique mais simples e os cortes precisos, mas essa é uma tarefa que exige prática e atenção. Quando assistimos um chef cortando com muita rapidez e oferecendo pratos incríveis, onde o sabor pode ser sentido apenas ao olhar, nem imaginamos que a maior parte do segredo está na faca correta e seu fio certeiro. 

Existem dois pontos cruciais para quem deseja uma boa faca, sua afiação e sua conservação. Veja como fazer ambos e melhorar seus preparos:

Conservação da faca e do seu corte

Boa parte dos materiais de cozinha precisam de um cuidado ímpar para garantirem a funcionalidade, com as facas não é diferente. Para que o fio afiado dure por um tempo maior e ela não sofra danos na lâmina, siga as dicas abaixo:

Limpeza :

É preciso fazer a higienização logo após o uso, pois alguns alimentos podem corroer as lâminas, como o limão e outros ácidos. Detergente neutro e uma esponja dão conta do recado. No processo é essencial notar se o vão do cabo, onde começa a lâmina, está sem sujidades;

Secagem: 

Nunca guarde a faca molhada ou deixe no escorredor, é indicado fazer a secagem manual com pano;

Armazenamento :

As melhores facas precisam de um local apropriado, que não ofereça impacto com os demais utensílios ou possibilidade de quedas. Conte com uma bainha para protegê-la. Caso não possua o apetrecho, coloque em uma gaveta destinada somente as facas com um fundo forrado com tecido.

Maneiras mais seguras de afiar as facas

Chaira

A chaira é um afiador longo e que não desbasta a lâmina. No entanto, nem sempre oferece o resultado desejado, pois é apropriado para manter o corte. Conta com um fio diamantado, liso ou estriado, cada um ideal para um fim distinto. Precisa ser colocada na vertical em uma superfície e ter a faca passada em um ângulo de 20 graus, sempre com a ponta voltada para baixo. Depois de repetir o movimento por diversas vezes, é preciso verificar se obteve o corte desejado.

Lima

A ferramenta é usada para diversos fins, inclusive pode afiar facas. Esse processo é feito de maneira contrária, pois é a lima que desliza sobre a faca.

Pedra

A pedra é a mais usada para a afiação de facas, inclusive pode ser encontrada em tamanhos menores especiais para guardar na cozinha. Ela deve ser usada após ficar na água por alguns minutos, com movimentos no sentido da ponta com, aproximadamente, um ângulo de 30 graus. É preciso repetir nos dois lados das facas D Avila ou de qualquer outra marca.

 

Afiadores

Nas lojas especializadas e mercados é comum encontrar diversos modelos de afiadores, que possibilitam afiar sem ter uma ampla experiência no assunto. Eles contam com uma pedra embutida e precisam apenas do encaixe da faca e deslizamento por algumas vezes.

Todos os processos citados são seguros, mas por se tratar de um objeto cortante é preciso muita atenção. Para os leigos é indicado o uso dos afiadores.

Author

Write A Comment

Pin It