As raças de cachorro para apartamento são muito conhecidas, pois são presentes em muitos prédios aqui mesmo no Brasil. A grande maioria delas, para ser adquirida, deve ser comprada, pois se tratam de raças criadas em locais específicos. Neste conteúdo, vamos nos ater as principais raças de cachorro para apartamento. Quer saber quais são elas? Então leia conosco, vamos lá!

Quais são as melhores raças de cachorro para apartamento?

Lembre-se de que apesar de pequenos, eles são travessos, então usar uma tela de proteção em sua janela do apartamento é quase que uma obrigação. Leia conosco e conheça as raças. Vamos lá:

1. Jack Russel

O Jack Russell é um dos maiores disparates desta categoria. Não se sabe como ganhou a fama de “cão de sofá”, visto que os motivos que o distinguem o tornariam muito ativo, animado e amante da caça de ratos do campo.

Em todo caso, hoje é adotado por essa crença errônea, mas correndo o risco de vivenciar fortes frustrações dadas pela falta de vivências em liberdade ao ar livre. Se você mora com um Jack Russell que mastiga móveis ou late com frequência, calmo e tranquilo: tente aumentar a duração das caminhadas e, talvez, o problema estará resolvido.

Caso o problema não se solucione, então entre com um adestrador profissional, que saberá como melhorar as emoções do seu cão com base em treinamentos comprovados e que farão bem para a saúde em geral do cachorro. Existem aplicativos excelentes que podem ajudar na escolha de seu adestrador.

2. Whippet

O Whippet é um galgo de origem inglesa de tamanho médio, que muitas vezes é considerado um cão adequado para morar em apartamento por ser uma raça que raramente late ou reclama em um ambiente barulhento (uma característica compartilhada com outras raças de galgos como o espanhol Galgo).

3. Bulldog inglês

O Bulldog Inglês foi usado como cão de luta nas arenas inglesas, onde foi chamado a se sacrificar para o prazer humano. Hoje, felizmente, essa prática é proibida e a seleção manual que ocorreu posteriormente reduziu seu temperamento e tamanho.

Hoje em dia é quase universalmente reconhecido ruma das raças de cachorro de apartamento, um legítimo cão de companhia, talvez pela lentidão dos movimentos ou pela motivação de afiliação.

4. Cavalier King Charles Spaniel

Até o Cavalier King Charles Spaniel é um cão que mudou muito ao longo dos séculos: inicialmente acompanhava os caçadores ingleses nas atividades de caça, mas sua forte motivação afiliativa fez com que com o tempo fosse cada vez mais apreciado como cão de companhia.

Como todos os ex caçadores, também ele mantém uma boa motivação corporal que nos faz compreender, também neste caso, que existe a possibilidade de o eleger como cão de família, mas ao qual devemos também dedicar o tempo certo para o deixar em liberdade para se expressar na natureza.

5. Bulldog francês

Motivações sociais e de afiliação o tornam um cão de companhia popular, por isso está em nossa lista especial de raças de cachorro para apartamento. Ele provavelmente não escalará montanhas e nadará como um Labrador Retriever, mas apreciará conhecer pessoas e cães (especialmente se forem semelhantes a ele) em ambientes diferentes.

É um cão que adora se divertir, basta lhe oferecer outras atividades além do clássico passeio pelo parque do bairro. Se ele tiver a oportunidade de interagir com mais pessoas em diferentes contextos, provavelmente sua desconfiança diminuirá, talvez causada justamente por sua insegurança pela falta de experiências.

6. Basset Hound

Um grande caçador mascarado com pernas curtas engraçadas. Este insuspeito batedor territorial há muito tempo é companheiro de caça, graças ao seu nariz infalível e orelhas compridas que lhe permitem criar um cone de odores entre o solo e o focinho.

Mesmo este cão, embora aprecie os dias sombrios em sua companhia, dificilmente se conterá ao se deparar com um passeio na natureza. Mais uma vez, portanto, os motivos e a história da raça desmascaram as crenças populares que gostariam que ele fosse preguiçoso e indolente.

7. Maltês

Quem adota um Maltês convencido de que é um cão pequeno e sem interesse está cometendo um erro. Os malteses são, na verdade, cães de pelo branco puro que adoram viver novas experiências, mesmo em ambientes que os possam levar a se sujar ou interagir com cães muito maiores do que eles.

Esses cachorrinhos que acompanham muitas famílias não gostam de carregadores e carrinhos de bebê, aos quais, sem dúvida, preferem vivenciar junto com sua própria espécie na natureza. Se você quer um Maltês feliz, não o confine em uma “caixa”, mas o deixe ficar perto de você.

8. Mastiff

Desde a Idade Média este cão era considerado nobre graças à sua capacidade de proteger e guardar castelos. O que mais caracteriza esta raça de cães é a sua forte vocação para a afiliação e a crença de que são muito mais velhos do que parecem, pelo caráter tranquilo.

Um dos comportamentos mais engraçados do Mastiff é na verdade o de se posicionar nos braços do dono, talvez com mais facilidade do que alguns cachorros pequenos que passam muito tempo sem tocar o chão.

O Mastiff é de fato um cão fortemente ligado ao seu grupo de pertença, capaz de proteger e de partilhar experiências de todo o tipo, mesmo longe do seu território. Apesar de seu tamanho nababesco, é um cão que pode se adaptar a vida de apartamento, desde que possua seu espaço.

9. Dogue Alemão

Um gigante entre cães. O Dogue Alemão é um animal extremamente afiliado e protetor que faz parte desta categoria, pois infelizmente é muitas vezes escolhido por sua aparência física sem conhecer seus interesses e motivações. O Dogue Alemão, no entanto, não é apenas um cachorro grande, mas também esconde um grande potencial no relacionamento com seu companheiro humano.

Ele poderá mostrar seu amor por passeios com você, propondo atividades colaborativas e mostrando comportamentos de proteção em relação a você. Mas não tenha medo, geralmente apenas late.

10. Pug

O Pug é um Molosser muito pequeno com uma estrutura braquicefálica característica, amado em todo o mundo como cão de companhia. Mas atenção: ele adora participar da vida familiar, mesmo que seja ao ar livre.

Portanto, não imagine mantê-lo isolado de você, ele realmente sofreria muito e isso por causa das fortes motivações. Se você acha que ele não gosta de conhecer outros cães, talvez nunca o tenha visto com outros Pugs. Devido ao seu tamanho, é uma das melhores raças de cachorro para apartamento.

Esse foi o nosso guia com as 10 melhores raças que consideramos ideais para se ter em um apartamento. Como pôde perceber, apesar do tamanho muitos deles podem sim viver em um ambiente menor, desde que sejam bem cuidados. Caso ainda tenha alguma dúvida, comente abaixo que vamos lhe ajudar. Até a próxima!

Author

Write A Comment

Pin It