Fala, fera. Beleza? Você, que é leitor do Blog A Moda é para Todos já deve ter percebido que, de vez em quando, gostamos de nos arriscar na cozinha! Pensando nisso, sabemos que a gastronomia muitas vezes parece uma verdadeira ciência, e que os temperos são o segredo para um prato saboroso e com a nossa cara, não é mesmo? Sendo assim, trouxemos hoje algumas dicas de três temperos para cultivar em casa. Bora pro post!

ManjericãoManjericão

Manjericão é uma das ervas mais aromáticas que podemos ter em casa. Ela oferece sabor e um perfume inconfundível para as preparações que fazemos na cozinha: o manjericão combina muito bem com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Quem aí já saboreou um belo pedaço de pizza marguerita com aquelas folhinhas de manjericão fresquinhas?! Que delícia!

Cuidados

Atente-se para o vasinho que vai escolher, pois dependendo do lugar que ele irá ficar, você terá que movê-lo constantemente: a erva precisa receber pelo menos quatro horas diárias de exposição ao sol para que fique sempre verdinha, com sabor e aroma acentuados, fera. Ah, ela também requer que você a molhe todos os dias.
Percebeu que precisa de uma certa dedicação para poder cultivar esta erva tão benéfica, não é mesmo?! Mas, acredite, valerá muito a pena e você vai perceber isso a cada refeição quando colocar algumas folhinhas na sua preparação. Aproveite!

Benefícios

Não é só pelo sabor que devemos consumir o manjericão. Além de todo o sabor, o manjericão ainda é um ótimo aliado para melhorar o sistema imunológico: as propriedades do manjericão são antibióticas e protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.

OréganoOrégano

O orégano é uma das ervas mais consumidas no Brasil. Apresenta um aroma inconfundível e é muito apreciado em pizzas, carnes, massas e saladas. Pelo sabor mais acentuado, é ideal para diminuir a porção de sal que seria colocada na preparação – o orégano é uma opção muito viável para proporcionar aroma, sabor e muito saúde aos seus pratos. Use sem moderação!

Cuidados

O orégano deve receber, diariamente, luz solar direta. Isto porque as folhas do orégano serão mais aromáticas, se receberem mais luz solar. Você também precisará regar com frequência o solo, para que seja mantido levemente úmido dentro do vasinho. Desta forma, você manterá todo sabor, aroma e propriedades do orégano preservados.

Benefícios

O orégano também apresenta propriedades antioxidantes que ajudam a combater até doenças degenerativas como Alzheimer. E ainda possui propriedades antibactericidas, anti-inflamatórias e diuréticas e é rico em duas substâncias importantes para a saúde do órgão: o potássio (controla a pressão arterial e os batimentos cardíacos acelerados) e o ômega 3(diminui o colesterol, previne os coágulos de sangue e evita arritmias cardíacas).
Além destes, outras vantagens do orégano é o fato dele auxiliar na digestão, diminuir dores musculares e ajudar a minimizar os ataques de asma. Fera, percebeu que motivos não faltam para consumir esta erva tão conhecida por todos nós.

AlecrimAlecrim

Dentre os eleitos, o alecrim talvez seja o menos popular. Por isso, vou te mostrar a importância e praticidade de cultivar esta erva num vasinho em casa: ele é ideal para estar em pratos com tempo de cozimento mais longo, como sopas e guisados, batatas e carnes assadas – como frango, porco e peixes em geral. Use também na preparação de pães como focaccia e tortas salgadas.
Outra opção muito saborosa é inserir alguns talos do alecrim dentro da embalagem de azeite, você terá uma combinação muito saudável e aromática. Experimente!

Cuidados

Ofereça sol e calor. É disso que o alecrim gosta e precisa para viver bem fresquinho e saudável. Por isso, atenção: coloque o vaso num local que receba pelo menos cinco horas de luz solar direta todos os dias.

Benefícios

O alecrim é um ótimo aliado para auxiliar no tratamento da artrite e no funcionamento do sistema nervoso e também no processo da digestão, pois tem propriedades que reduzem a produção de gases e que aliviam problemas como azia e diarreia.
Além disso, é um ótimo auxiliar no tratamento de ansiedade e estresse – ajuda a controlar a pressão arterial e batimentos cardíacos, acalmando seu corpo.

Fera, estas sugestões de plantinhas são ótimas opções para se ter em casa. Por serem de fácil plantio e muito adaptáveis ao ambiente doméstico, são ideais para acrescentar saúde e sabor no seu prato.
Além disso, ter seus vasinhos de tempero também apresenta uma excelente relação custo benefício: você vai ter um investimento inicial em uma muda de cada erva ou se preferir, pode comprar as sementes, adubo, terra e o vasinho para plantar seu tempero caseiro; depois, é só cuidar com sol e água. Com esse cuidado, você terá seu tempero sempre fresquinho e economizando muito.
Ah, uma dica de ouro: se você não é tão disciplinado, mas ainda assim quer ter seus vasinhos de saúde opte pelos vasos auto irrigáveis – possuem um sistema que armazena água com cordões ligados a terra, que faz com que sua plantinha receba os nutrientes necessários diariamente e sem precisar ter que lembrar de regar toda hora. Um luxo!
Fera, aproveite sua inspiração para lidar com plantas e se liga nestas 3 Dicas para usar Paisagismo na sua Varanda.

Author

Write A Comment

Pin It